Rodar sempre com o tanque de combustível na reserva pode colocar o motor do carro em risco

Rodar sempre com o tanque de combustível na reserva pode colocar o motor do carro em risco

Além de existir o perigo de calço hidráulico em situações extremas, o funcionamento de bicos injetores, filtro e bomba de combustível pode ser comprometido

Você é um motorista que gosta de dirigir com emoção, sempre com o tanque de combustível na reserva para descobrir por conta própria  Se a resposta para essa pergunta foi “sim”, atenção: o motor do seu veículo está em perigo.

Durante todo o processo de transporte, que começa nas refinarias, passa por reservatórios de armazenamento e caminhões-tanque, o combustível acumula impurezas que podem parar no tanque do carro. Essas sujeiras ficam no fundo do reservatório e acabam sendo levadas com mais facilidade para dentro do motor dos veículos que andam sempre com o nível de gasolina ou etanol na reserva.

O filtro de combustível é o primeiro componente a sofrer com essa prática. De acordo com Rogério Gonçalves, diretor de Combustíveis da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), o excesso de impurezas “acelera o desgaste da peça, que sobrecarregada é obrigada a ser substituída antes do prazo ideal estipulado pelas fabricantes”.

Nas situações em que o filtro não consegue mais cumprir sua função por conta do desgaste prematuro, partículas acabam entrando no motor. Nesses casos, os bicos injetores são afetados. As impurezas podem atrapalhar o perfeito funcionamento do componente e as consequências imediatas são aumento do consumo e perda de potência.

Segundo Everton Lopes, mentor de Tecnologia e Inovação de Energia a Combustão da SAE Brasil, em casos extremos existe, apesar de não ser comum, a possibilidade de calço hidráulico (quando algum líquido, normalmente água ou combustível, entra nas câmaras de combustão, danificando pistões e bielas). “A impureza para no bico injetor, que fica aberto o tempo inteiro mandando mais combustível que o necessário para a câmara de combustão, provocando o calço hidráulico”, diz o especialista.

Outra peça que pode sofrer danos nos carros que costumam rodar constantemente na reserva é a bomba de combustível. O excesso de sujeira pode sobrecarregar o filtro da peça e, com o tempo, interromper seu funcionamento. Vale ressaltar que caso o filtro esteja praticamente obstruído, a bomba de combustível poderá ficar sobrecarregada, resultando em uma quebra.

Instalada dentro do tanque, a bomba também sofre com motoristas que andam na reserva, pois o combustível dentro do próprio reservatório é responsável pela sua refrigeração. A ausência constante de gasolina ou etanol pode provocar o superaquecimento do motor elétrico da peça. Para evitar essa situação, a recomendação é rodar com pelo menos um quarto do tanque cheio.

Fonte: Auto Esporte.

Link: https://autoesporte.globo.com/manutencao/noticia/2021/12/rodar-sempre-com-o-tanque-de-combustivel-na-reserva-pode-colocar-o-motor-do-carro-em-risco.ghtml